O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Prefeitura Municipal de Coronel Vivida

  Onde Estou : Início > Promoção Humana
CRAS realiza primeira reunião com Beneficiados do BPC

CRAS realiza primeira reunião com Beneficiados do BPC

Data: 27/03/2014
Categoria: Notícias

A Administração Municipal através do Centro de Referência Social – Cras de Coronel Vivida realizou na tarde de ontem, 26, no Centro Cultural a primeira reunião com as famílias que são cadastradas e recebem o benefício de Prestação Continuada de Assistência Social.

O que é BPC:

BPC significa Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social, uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) proporciona a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho.
Para fazer parte do grupo de cuidadores deve-se procurar o CRAS e realizar cadastro, assim como informações e dúvidas a equipe está a disposição para maiores explicações. Em ambos os casos, o beneficiário deverá comprovar que a renda familiar é inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

Entenda mais: 

O BPC é um direito dos cidadãos garantido no artigo 203 da Constituição Federal de 1988 e, como tal, o acesso ao benefício não implica nenhuma contribuição para a Previdência Social.

A administração do BPC está a cargo do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e os recursos financeiros são provenientes do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social). 

O diretor do departamento de Promoção Humana da Administração Municipal Humberton Vianna explica que as reuniões sempre serão feitas todas as últimas quarta feiras do mês no início da manhã e tarde. O encontro tem como foco proporcionar uma interação entre os cuidadores, troca experiências entre o grupo e a equipe que presta assistência.

“Estes tem uma missão em mãos, pois é um carinho e um amor sem medidas e sem tempo, eles estão empenhados diariamente para cuidar destas pessoas proporcionando saúde, conforto para quem depende do outro em sua vida”. Comenta o diretor.

A assistente social Aline Santos fala que este é um grupo direcionado para as famílias que recebem o BPC, é o benefício para portador de deficiência e a abrangência dele é para um membro familiar. Segundo Aline, atualmente mais de 300 famílias são atendidas em Coronel Vivida. “Para receber a pessoa deve comprovar sua incapacidade ou sua deficiência”. Afirma.

O objetivo do grupo é realizar troca de experiências e promover um espaço de socialização entre os cuidadores, crescimento e informação para os que têm esta responsabilidade. As reuniões mensais são realizadas pelos profissionais do Cras e de acordo com sugestões ou necessidades do grupo assim como conta com parceria de demais secretarias.

A psicologa Lia do Cras lembra a todos que a próxima reunião será no dia 30 de abril. 

Assessoria de Imprensa

Voltar

Galeria de Imagens(s) 3

Confira as Últimas Notícias
CRAS realiza primeira reunião com Beneficiados do BPC
Administração Municipal abre inscrições para curso de Encanador Instalador Predial
Sucesso total foi marcado na festa em comemoração ao Dia da Mulher
Mulher Vividense não deixe de comemorar o seu dia
Administração Municipal realiza cadastros para o Programa Leite das Crianças
Prefeitura Municipal de Coronel Vivida - Estado do Paraná

Fone/Fax: (46) 3232-8300 | E-mail: administracao@coronelvivida.pr.gov.br

Praça Angelo Mezzomo, s/n, Centro

Cep: 85.550-000 Coronel Vivida, PR