O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Prefeitura Municipal de Coronel Vivida

  Onde Estou : Início > Notícias
UPA CORONEL VIVIDA COMPLETA 6 ANOS
Legenda: Quase 500 mil atendimentos em 6 anos

UPA CORONEL VIVIDA COMPLETA 6 ANOS

Data: 13/09/2018
Categoria: Notícias

A Unidade Pronto Atendimento - UPA 24H Coronel Vivida, completou no dia 13 de Setembro, 6 anos de atividades. Um pequeno ato de comemoração ocorreu na tarde da quarta-feira (12), com apresentação de alguns dos expressivos números registrados pela instituição. São quase 500 mil atendimentos desde a inauguração, uma média de 83,3 mil a cada ano. A UPA Coronel Vivida foi a primeira em funcionamento do Sudoeste.

 

A coordenadora da UPA Coronel Vivida, Lisete Engelmann, disse que a UPA é responsável pelo acolhimento e encaminhamento de pacientes nas mais diversas situações. “Apesar do foco da UPA ser Urgência e Emergência, muitos outros atendimentos são realizados para acolher pacientes, estabilizá-los e depois encaminhá-los para o serviço específico, seja para as Unidades Básicas de Saúde, para o Instituto Médico Nossa Vida ou ainda para as instituições referenciadas em outros municípios”.

 

Atualmente a unidade possui um quadro com 46 profissionais. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnico de radiologia, auxiliares administrativos e serviços gerais. Equipe que, por exemplo, realiza procedimentos como Verificação de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, aplicação de soro, Avaliação Antropométrica, Inalação, Aferição de Temperatura, Curativos, Cateterismo Vesical, Eletrocardiograma, entre outros. Recentemente, a unidade recebeu um novo aparelho de Raio-X digital, melhorando a qualidade e agilizando o resultado dos exames.

 

Liliane Fontanive, diretora do Departamento de Saúde,  lembrou que junto com o trabalho organizado e humanizado da unidade junto com a rede de atendimento do município que conta com as UBS, SAMU, hospital, CAPS I e CAPS AD III, a estrutura da UPA é mantida sempre em condições de prestar bons serviços. “O Ministério da Saúde fez constantes avaliações aqui e nossa estrutura sempre cumpriu com as exigências, isso não apenas garantiu a continuidade do repasse da parcela federal para custeio da unidade, mas também para sempre atender os pacientes da melhor forma possível”.

 

Nestes 6 anos de atividades, a instituição passou por manutenções e reformas necessárias, pois o fluxo de pessoas e veículos é grande e contínuo. Prova disso é o número total de atendimentos que soma 497,030. Somente em consultas foram registradas 175.940, que dá uma média anual de 29.300 e mensal de 2443. Os números demonstram também o aumento na confiança do serviço prestado ao longo do tempo, pois após o primeiro ano de atividade foram contabilizados 17.684 atendimentos, bem abaixo da média atual anual que é de 83 mil.

 

Segundo o diretor clínico da UPA Coronel Vivida, Dr. Rafael Martins, o serviço alcançou um padrão de qualidade que cada vez mais passa confiança aos usuários. “Conhecendo a realidade de outras UPA’s e mantendo contato com outros profissionais de regiões e estados diferentes, nós sabemos que os números aqui de Coronel Vivida são realmente expressivos e não apenas tratando como estatísticas, mas é destaque também a eficiência do sistema e a qualidade do atendimento”.

 

O prefeito Frank Schiavini, em nome da Administração Municipal, agradeceu o apoio de todos que colaboraram para o bom andamento dos trabalhos da instituição. “Agraço todas as pessoas que colaboraram nesses seis anos de história, com prestação de serviço aos vividenses e pessoas da região, sabendo que, com certeza, nestes quase 500 mil atendimentos, vidas foram salvas e milhares de pessoas encontraram uma porta aberta naquele momento que mais precisavam. Por isso, vamos continuar estruturando a unidade, mantendo uma equipe capacitada e dando o suporte necessário para esse importante serviço”.

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMCV – RICARDO CESAR OLIVEIRA

 

Voltar
Confira as Últimas Notícias
CORONEL VIVIDA REALIZA CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA VENDA DE TERRENOS
Convocação - Instituto Médico Nossa Vida
CONSELHO DA COMUNIDADE LANÇA TESTE SELETIVO - ASSISTENTE SOCIAL
PSS - Instituto Médico Nossa Vida
UPA CORONEL VIVIDA COMPLETA 6 ANOS
Prefeitura Municipal de Coronel Vivida - Estado do Paraná

Fone/Fax: (46) 3232-8300 | E-mail: administracao@coronelvivida.pr.gov.br

Praça Angelo Mezzomo, s/n, Centro

Cep: 85.550-000 Coronel Vivida, PR